في هذه الصفحة يمكنك الحصول على تحليل مفصل لكلمة أو عبارة باستخدام أفضل تقنيات الذكاء الاصطناعي المتوفرة اليوم:
A Wizard of Earthsea (Brasil: O Feiticeiro de Terramar / Portugal: O Feiticeiro e a Sombra) é um romance de fantasia escrito pela escritora norte-americana Ursula K. Le Guin, publicado pela primeira vez pela editora independente Parnassus em 1968. É considerado um clássico da literatura fantástica e da literatura infantil e influente no gênero.
A história se passa no arquipélago ficcional de Terramar e centra-se no jovem mago Ged, nascido numa vila na ilha de Gont. Ele demonstra grande poder durante a infância e vai à escola de magia, onde sua natureza irritadiça lhe faz entrar em conflito com um de seus colegas. Durante um duelo mágico, o feitiço de Ged dá errado e liberta uma criatura das sombras que o ataca. O romance segue sua jornada para tentar se libertar da criatura.
O livro costuma ser descrito como um bildungsroman ou romance de formação, já que explora o processo de Ged em aprender a lidar com o poder e com a morte. O romance também traz temas taoistas sobre um equilíbrio essencial no universo de Terramar, o qual magos devem manter, que está intimamente ligado à ideia de que linguagem e nomes possuem o poder de afetar o mundo material e alterar seu equilíbrio. A estrutura da história é similar a de um épico tradicional, embora críticos também descreveram diversas maneiras pelas quais ele subverte este gênero, como trazendo um protagonista de pele escura em contraste com os heróis tipicamente de pele branca.
A Wizard of Earthsea recebeu críticas extremamente positivas, inicialmente como obra infantil e, mais tarde, também entre o público em geral. O romance ganhou o Boston Globe–Horn Book Award em 1969 e foi um dos últimos a receber o Lewis Carroll Shelf Award em 1979. Margaret Atwood chamou-o de um dos "mananciais" da literatura de fantasia. Le Guin escreveu cinco livros subsequentes que são, coletivamente, chamados de Earthsea Cycle, juntamente com A Wizard of Earthsea: The Tombs of Atuan (1971), The Farthest Shore (1972), Tehanu (1990), The Other Wind (2001) e Tales from Earthsea (2001). George Slusser descreveu a série como uma "obra de alto estilo e imaginação", enquanto Amanda Craig disse que A Wizard of Earthsea era o "romance infantil mais emocionante, sábio e belo de todos os tempos".